Sequência de Processamento do Evento Emocional (SPEE): um modelo complementar à compreensão psicodinâmica e cognitiva
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15302878
Esta semana, durante uma sessão, observei na prática uma sequência que havia percebido e mencionado anteriormente. Uma cliente se sentia incomodada com a reação desproporcional que teve diante de um evento. O exemplo abaixo não é o da sessão, mas ilustra bem como esse processo pode acontecer.
Sequência de Ressignificação do Evento
Imagine a seguinte sequência:
• Ocorre um evento importante, que é interpretado e significado.
• Interpretação subjetiva (significado).
• Resposta emocional.
• Fluxo(s) interrompido(s).
• Solução desejada (compensação simbólica diante da impossibilidade de solução no
momento do evento).
• Busca pela solução guiada pela emoção original, que se ativa não por fatos objetivos, mas
pelo significado emocional atribuído ao evento.
Exemplo: Rejeição
- Ocorre um evento importante: Uma pessoa faz uma declaração de amor e recebe uma resposta negativa. Ela não é capaz de lidar com a situação no momento.
- Interpretação subjetiva (significado): A experiência é interpretada de forma negativa, podendo gerar ou reforçar crenças como “Nunca sou amado” ou “Sempre sou rejeitado”.
- Resposta emocional: Conforme a interpretação, a pessoa pode sentir tristeza, frustração, raiva ou até desamparo.
- Fluxo(s) interrompido(s): Sem compreender a emoção de maneira saudável, pode haver a interrupção do fluxo de Conexões Genuínas, levando a evitar novas relações para fugir de futuras rejeições.
- Solução desejada: Busca por aceitação ou validação.
- Busca pela solução (executada fora do contexto):
A pessoa pode tentar compensar a interrupção emocional, guiada pela emoção reativa que surgiu da interpretação do evento. Essa busca pode se manifestar de várias formas, baseadas em interpretações de outros eventos semelhantes, mesmo que os fatos não sejam idênticos.
Ou seja, a pessoa pode, sem perceber, repetir padrões de comportamento anteriores, tentando resolver na situação atual experiências passadas, mesmo que não haja relação direta entre os eventos, mas sim no significado emocional¹.
Conclusão
Encontrar a origem do significado emocional e tratá-la ajuda a perceber a desproporcionalidade da reação atribuída a outros eventos.
¹ Significado Emocional:
É a carga subjetiva de sentido atribuída a um evento, formada pela interação entre a interpretação pessoal e a emoção associada.
O significado emocional não depende apenas dos fatos objetivos, mas é moldado pela história afetiva da pessoa.
Comentários em: "Da Emoção ao Significado: A Ressignificação de Eventos" (12)
Seria correto então, eu pensar que, os impulsos que senti na puberdade (trazendo minha penúltima postagem à memória) de modo a “sofrer” fisicamente com as dores ocasionadas pela repressão, tem ligação com os abusos sofridos quando criança? Quando eu pensava que não tinha tido estímulos, mas inconscientemente eles estavam ali?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Penso que as pulsões sempre estão ali, mas um evento traumático pode prejudicar o seu meio para fluir, o que pode fazer com que ela se manifeste de outra forma, na intenção de se “resolver “. Porém, essa manifestação poderá acontecer fora de contexto, com base na memória emocional, não necessariamente pela coincidência de fatos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hummmmm interessante. Obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fez sentido?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, mas confesso que ainda estou processando… pois na minha mente, estou visualizando um monte de folhas se reorganizando para ligar todos os pontos. Mas abordagem é muito interessante e mexeu com minha cabeça e as informações que venho processando ao longo do tempo. Pois desde que fiz o blog, a cada postagem estou me reavaliando e é como se eu estivesse apresentando eu para o eu de hoje. Isso tem sido intrigante.
CurtirCurtido por 1 pessoa
*O EU do passado para o EU de hoje.
CurtirCurtir
Uma experiência rica 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Essa postagem me ajudou a entender como é importante ressignificar eventos traumáticos e também ficou claro que as respostas emocionais de todos nós tem mais a ver com nossa história e nossas crenças do que com os fatos em si….. Será que entendi certo?
Obrigada por nos agregar esses conhecimentos importantes!
Catarina
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Fico feliz que tenha feito sentido para você. E, sim, você entendeu bem.
A resposta vem da coincidência do significado, não necessariamente do evento. Se algo marcante teve o significado de rejeição, por exemplo, e esta despertou raiva, quando alguma situação na qual sinta rejeição se apresentar, a resposta será guiada pela raiva e movida pelo desejo de solucionar o “problema” criado anteriormente, quando não havia condições de resolvê-lo.
Se quiser mais detalhes, aqui está o link do artigo que eu publiquei:
DOI:
https://zenodo.org/records/15302878
CurtirCurtido por 1 pessoa
Puxa que interessante , isso eu não sabia e me ajudou bastante saber. O mesmo significado a nível emocional e não contextual nos faz reagir com os mesmos sentimentos que sentimos naquela primeira ocorrência…. por isto é tão importante fazer esta limpeza interior!!!
Muuuuito obrigada!!! Deus o abençoe por seu trabalho que com certeza ajuda muitos leitores por aqui.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada pelo link, eu vou ler sim!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu que agradeço pelo feedback tão generoso!
CurtirCurtido por 2 pessoas