As relações de afeto carecem de equilíbrio como na homeostase¹. Tanto a hiperóxia² quanto a hipercapnia³ resultam em prejuízos para a saúde. Dar afeto sem receber, ou só receber; também. Não há exagero nesta comparação.
Desejar tratar dos problemas da alma é o mesmo que tratar dos problemas do ar, e não do aparelho respiratório. O que não exclui tal possibilidade, pois o ar pode estar impróprio, assim como as pessoas do meio onde estamos inseridos. Mas o uso do termo “dores da alma” está equivocado; seria mais apropriado o aparelho emocional, responsável pela qualidade e equilíbrio do fluxo dos afetos.
Toda a dinâmica descrita na alegoria, anteriormente, é reproduzida de modo a revelar as impressões individuais em relações interpessoais e o meio, mas não retratam dinâmica interna e individual, tampouco considera o elemento que é necessário até mesmo para a fogueira: O ar. E este é essencial tanto para os processos externos quanto internos; nutri tanto Eros quanto a Psique. É o elemento fundamental da experiência humana.
“Em última análise, precisamos amar para não adoecer”
Sigmund Freud, Introdução ao narcisismo (1914).
¹ Capacidade dos organismos vivos de manter o equilíbrio interno, mesmo diante de mudanças externas
² Excesso de oxigênio
³ Excesso de dióxido de carbono
Deixei todas as etapas da elaboração desta ideia em uma única página que pode ser encontrada ao lado do menu “Doações”, ou através deste link.
Comentários em: "O aparelho emocional" (4)
Vejo que preciso me esforçar um pouco mais para compreender. Mas gostei do que suscitou em mim.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! E o que foi?
CurtirCurtido por 1 pessoa
O desejo de estudar mais sobre os meus sentimentos e como o dedico e a quem dedico.
No meu caso, é muito fácil ser dois extremos, ou simplesmente não amo como se as pessoas ao meu redor não existissem (e não é proposital), como também o contrário, quando amo me dedico ao extremo, o que muitas vezes pode sufocar a quem estou me dedicando. Só que a questão pelo que li, não é apenas amar ou não amar, mas a QUALIDADE dessa TROCA que muitas vezes é o que acaba adoecendo uma das partes. Ou compreendi errado?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Entendeu certo: a qualidade é importantíssima!
CurtirCurtido por 1 pessoa